6.7.07

Pega na mentira!

É interessante como a criatura humana não muda com o passar do tempo, em termos de comportamento social, ou pelo menos as mudanças não são tão perceptíveis assim. Quem é mais velho e pegou a idade das trevas da censura, sabe que muitos adolescentes falsificavam a idade nas carteirinhas escolares, já que naquela época quase todos os filmes eram proibidos pra menor de idade. Agora com a liberalidade, a falsificação entrou na era virtual e ficou muito mais fácil, não é a toa que existem milhares de crianças navegando no Orkut e outras redes sociais do tipo. Acerca disso o Bruno Godoi escreve um texto interessantíssimo sobre isso, o qual reproduzo abaixo, reflitamos sobre a verdade dos fatos das mentiras da vida.
Ae pessoal,

Li alguns comentários sobre o Orkut nos últimos dias que me deixam um pouco preocupado sobre o que realmente as pessoas acreditam ser a internet. Todos sabemos que o Orkut tem se tornado um meio um pouco vil nos últimos tempos, principalmente depois que saiu do estágio beta e começou a ser público, com cadastro rápido e fácil. E infelizmente o serviço tem sido usado para meios ilícitos, o que causa um grande furor por parte do ministério público e torna o site o campeão de reclamações na internet.

Mas vamos colocar pingos em alguns i’s! Colocar a culpa apenas no google por ser a dona e a empresa responsável pela moderação da ferramenta é um fato muito simples! Como diz o título desse artigo: Errar é humano, encontrar em quem por o erro é estratégico! Vamos olhar um pouco a política de uso do site:

É necessário ter 18 anos ou mais para o usar o serviço orkut.com. Ao inscrever-se no serviço orkut.com, você afirma e atesta ter 18 anos ou mais e possuir capacidade para compreender, aceitar e cumprir os presentes Termos de Serviço.

Fácil, simples e indolor! Apenas maiores de 18 anos podem usar o site! O Google está na mesma situação de um vendedor de bar, se ele vender bebidas alcoólicas para um menor ele será punido. Mas nos dois casos o menor pode mentir, e no caso do Google é mais complicado por simplesmente o menor mente para entrar na comunidade. E infelizmente no Brasil não temos um meio de controlar isso, enquanto nossa legislação não mudar. O eCPF pode vir pra mudar isso, mas ainda está longe de se tornar realidade no Brasil.

Mas vamos colocar um contra-ponto interessante nessa história. Se um adolescente pegar um carro e provocar um acidente, sabendo-se que ele não tem habilitação, quem tem que arcar com a culpa? Os pais. Se algum juiz entender dessa forma o caso do Orkut com certeza teríamos pais mais atentos para o uso do Orkut por seus filhos.

Percentualmente o número de usuários menores de 18 anos deve ser altíssimo no Orkut, e o site não é culpado por isso. Quantos de nós quando jovens, queríamos ver um site com conteúdo voltados para maiores (leia-se pornográficos ou de cervejas) e simplesmente não mentimos nossa verdadeira idade? Agora a culpa é do site?

É claro que existe uma parcela daqueles que são maiores e provocam todo tipo de bagunça no site, e nesse caso o Google poderia ser mais rápido para combater esse tipo de usuário, mas ai vamos entrar em privacidade online, e colocamos também no jogo os provedores de acesso, para que se possa encontrar um usuário.

Só gostaria que a culpa fosse dividida corretamente entre Google, Ministério Público e usuários. Todos tem culpa. Basta ler os termos de uso do site para entender um pouco mais desse caso.

Nenhum comentário:

Páginas