26.7.07

E toma-lhe censura aos blogs!

"26/07/2007 - 11h20

Malásia aprovará lei específica para controlar blogs

da Efe, em Kuala Lumpur

A liberdade com que os blogs na Malásia expressam suas opiniões sobre política e outros temas sensíveis como a religião tirou a paciência do governo, após desrespeitos ao Islã e ao rei da Malásia.

O chefe do gabinete do primeiro-ministro, Nazri Aziz, afirmou que o Executivo não vacilará em usar a lei contra aqueles que utilizam a internet para divulgar opiniões ofensivas contra o Islã ou contra o rei, informou à imprensa local.

O estopim deste conflito foram as opiniões publicadas no blog "Malaysia Today" que, supostamente, insultavam a religião muçulmana e o rei da Malásia.

O responsável pelo site, Raja Petra Kamaradin, compareceu à delegacia em Kuala Lumpur para testemunhar sobre as supostas calúnias contra o rei e o Islã.

O vice-primeiro-ministro, Najib Razak, assegurou que a intenção do Executivo é evitar "tensões raciais". A aplicação da legislação contra atos rebeldes e de segurança interna, no entanto, pode levar os blogueiros à prisão.

Há duas semanas, Nathaniel Tan foi detido durante quatro dias por violar a Lei de Segredos Oficiais. Tan denunciou em seu blog que um membro do Gabinete estava supostamente envolvido em um caso de corrupção.

Além disso, o Executivo anunciou que aprovará uma lei específica para controlar os conteúdos dos blogs.

Perante estes casos, várias ONGs acusaram o Executivo de atacar a liberdade de expressão na internet, assim como seus direitos sociais e políticos.

A nova norma do governo, que completará a legislação vigente, evitará a publicação na internet de conteúdos que ponham em perigo a "harmonia da nação", apesar de "não procurar limitar a liberdade de expressão", disse o chefe do gabinete do primeiro-ministro, Nazri Aziz."

Reproduzido da Foha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Páginas