31.3.07

Aldemir da Silva faleceu.























Alguns dias atrás a blogosfera mobilizou-se para ajudar um blogueiro muito querido e ativo na blogosfera brasileira, Aldemir Silva, o qual precisava de doação de sangue. Infelizmente soubemos que ele faleceu deixando saudades em muitos colegas blogueiros. Embora eu não o conhecesse, pela reação da blogosfera com sua doença e agora a notícia de sua morte, percebemos o quanto ele era apreciado e querido por todos. Assim comunicamos a todos com pesar e tristeza a partida do Aldemir, pedindo a Deus que conforte sua família e que todos possam perceber o quanto ele representou para todos na blogosfera, mesmo os que não o conheciam pessoalmente.

21.3.07

Pesadelo de uma noite de verão.


Você já passou por uma daquelas noites quentes, abafadas do verão carioca, quando o ar parece uma sopa viscosa e quente e você tem um pesadelo em que não sabe quem é, onde está e por que está ali? Esse verão que ora termina foi meio por aí, nem todas as noites com pesadelos, mas sempre quentes.

Another Brick in the Wall

15.3.07

Blogar é liberdade para o pensamento.

Eu gosto de blogs, e portanto de blogar, pelo fato de que isso é liberdade de expressão com mais facilidade. É a maior revolução no mundo do pensamente e da literatura desde a imprensa de tipos móveis de Gutemberb. É liberdade para o pensamento!
Estou participando do Concurso: “Por que eu gosto de blogs?” , realizado pelo BrPoint.

Admirável vida velha de gado novo.


Embora as novas gerações que estão povoando a Terra, e particularmente o solo brazuca, achem que estão descobrindo a pólvora, na realidade estão cada dia mais trilhando caminhos conduzidos por controle remoto ou similar. Estão a cada dia mais conformados e condicionados pelo que o sistema lhes dita como conduta de procedimento, sem contestar e repensar como faziam as gerações anteriores, em particular os jovens dos anos 60. Tornam-se rebeldes sem causa, quando são rebeldes e não simplesmente bárbaros e selvagens condicionados. Tudo isso me vem a mente quando lembro da música Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho , composta no final dos anos 70 e que é calcada em cima do romance Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, uma distopia que forma um grupo de romances distópicos com 1984, de George Orwell, onde Orwell cunho o tão famoso têrmo "Big Brother", que a todos observava. Outro romance que junto com os anteriormente citados forma a trilogia distópica mais importante, segundo alguns críticos, é "Nós", do russo Yevgeny Zamyatin, foto acima . Na minha pobre opinião, o melhor é o de Zamyatin, seguido de perto por Huxley. É bom também conhecer algo sobre utopia, que é o oposto de distopia.


Admirável Gado Novo

Vocês que fazem parte dessa massa que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar e dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem à margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem já sente a ferrugem lhe comer

Ê, ô ô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz

Lá fora faz um tempo confortável, a vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia, os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada a única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada e passam a contar o que sobrou

Ê, ô ô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz

O povo foge da ignorância apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos, contemplam essa vida numa cela
Esperam nova possibilidade de verem esse mundo se acabar
A arca de noé, o dirigível, não voam nem se pode flutuar

Ê, ô ô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz

14.3.07

O jogo do lenço.


Certas práticas, jogos e manias espalham-se entre os adolescentes como fogo no mato seco. Não é preciso dizer que quem já passou da adolescência está careca de saber disso, mesmo que seja mulher. E uma dessas manias que está se tornando febre entre os adolescentes franceses é o chamado jogo do lenço ou jogo do estrangulamento. O tal do "jogo", praticado entre crianças e adolescentes, consiste em umas asfixiarem as outras com lenços até quase a morte, com o objetivo de entrarem em um "barato" alucinógeno no cérebro, gerado pela falta de oxigenação e irrigação sanguínea no orgão. Á brincadeira fatal já está se espalhando entre as crianças da escolas maternais, com o nome de jogo do tomate, em que as crianças brincam para ver quem fica com o rosto vermelho mais tempo. Segundo a Associação de Pais de Crianças Acidentadas por Estrangulamento (Apeas em francês), centenas de mortes já teriam acontecido na França, com uma média trágica de dez óbitos por ano. O cartaz acima, da campanha televisiva, mostra a face de 25 vítimas do jogo da morte.

12.3.07

Napalm, o cruel prazer de fazer sofrer

















"Napalm é um produto inflamá vel utilizado como armamento militar. Consiste em um tipo de gasolina gelificada, feita através da mistura de gasolina com polímeros especiais que a deixam com a consistencia de um gel altamente inflamável." Assim nos informa a wiki. Inventada durante a 2ª guerra mundial, 1942, pelos americanos, teve sua fórmula modificada e foi intensamente usado pouco mais de vinte anos depois na guerra do Vietnã. Uma variante criada nessa época, chamada de napalm-B, é uma mistura de gasolina de baixa octanagem com benzeno e poliestireno, sendo usada no Vietnã. Ao contrário do napalm convencional, que queima somente durante 15 a 30 segundos, o tipo B queima por 10 minutos ou mais, com bolas de fogo, adere melhor e tem maior efeito destrutivo. Como o poder de queima do napalm original era afetado pelo fato da vítima mergulhar dentro d'água, nessa época adicionaram a fórmula fósforo branco, elemento químico que faz com que ele queime melhor e continue queimando intensamente mesmo embaixo d'água. O napalm gera temperaturas que vão de 800 a 1.200 graus Celsius. Esse cruel prazer de fazer sofrer teve sua obra prima exposta ao mundo na arte da foto acima, da menina submetida a tão cruel sofrimento documentado pela fotografia de Nick Ut da Associated Press. Como o homem, como raça e nação dita civilizada, consegue se entregar a um tal frenesi de prazer louco e cruel, ninguém até hoje conseguiu explicar.

BarCamp Sampa | BarCamp Brasil









Um evento colaborativo que tem tomado conta do mundo, o BarCamp, pela primeira vez será realizado em São Paulo, creio inclusive que é a primeira vez no Brasil. Replicando texto sobre o evento publicado no Metapub, aqui ajudo a divulgá-lo.


BarcampSP

O que é?

Reunir gente interessada em internet e tecnologia, disposta a trocar experiências, colaborar - esse é o objetivo do BarCamp. O evento é organizado informalmente, enquanto acontece, sem ter uma programação fechada ou palestrantes definidos: são os próprios participantes que decidem a grade de discussões no começo de cada dia. Entre os temas mais recorrentes, estão comunicação participativa, gestão de conteúdo, software livre, plataformas online de colaboração e Web 2.0.
Onde?

* Sábado 24/03: Faculdade Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900, 3o andar)
* Domingo 25/03: ainda em discussão entre a comunidade



As inscrições para o primeiro BarCamp em São Paulo já estão abertas. Temos capacidade para, a priori, 200 pessoas e independente do número de participantes atingir ou não esse limite, o processo de inscrições será encerrado no próximo dia 18 - portanto, não deixe para correr riscos de última hora. ;)

Acesse a página do evento e preencha o formulário na parte inferior - o documento de identidade ou CPF está sendo pedido porque, por determinação da Cásper Líbero (local onde nos encontraremos somente no primeiro dia do evento), esses dados serão checados na portaria pela equipe de segurança do prédio. Então, não deixe de informá-los corretamente e lembre-se de levar o documento consigo.


8.3.07

A Vida é o nosso bem mais precioso.

E tendo em vista essa importância é que eu me uno a mais um grande número de blogueiros para solicitar a quem more em São Paulo ou próximo, que doe sangue para o Aldemir Silva. Não vou criar nada ou enfeitar o pavão, o texto que vem sendo usado na campanha é claro e objetivo:
Aldemir Silva é um blogueiro apaixonado e está internado em São Paulo. Se você mora na capital, dê um pulo na Beneficiência Portuguesa para doar sangue. Se você não puder ou não mora na capital junte-se a blogosfera no pensamento positivo.

Se estiver ao seu alcance, colabore.

O dia Internacional da Mulher, a melhor metade da raça.

Satélite

Como diz a sabedoria popular, muitas vezes da lama nascem as mais bonitas flores. Da tragédia perpetrada pelos patroes e polícia naquele distante 8 de março de 1857, quando chacinaram 129 operárias de uma fábrica de tecidos, queimadas vivas, nasceu a consciência da necessidade da valorização da mulher assim como o dia comemorado hoje. Em vários locais do mundo a mulher não tem voz e isso é patente. Aqui a minha amiga Sandra Bose fala sobre a situação na Índia:


"Já é meio-dia e meio aqui e o clima não é de festa. Pelo contrário, o clima é de indignação e vergonha.

Na mídia, quem mais cobre o Dia Internacional da Mulher são os jornais e canais de TV em inglês. Os em Hindi e Bengalês apenas mencionam rapidamente sem se aprofundarem no assunto. Os em outras lí­nguas eu não entendo e fico devendo, afinal são 16 lí­nguas oficiais aqui na Índia.

O jornal The Times of India não deu parabéns e nem comentou que é um dia para as mulheres celebrarem. Logo na primeira página lançou dados estatísticos aterrorizantes baseados no censo de 2001, como forma de alertar o governo para os graves problemas enfrentados pelas indianas.

- Analfabetismo:
46% mulheres
24% homens

- No Parlamento:
9% mulheres
91% homens

- Trabalhando:
21% mulheres
54% homens

Aqui as mulheres não vivem muito mais que os homens não.A expectativa de vida para mulheres é de 65 anos e para os homens 64, ou seja, só 1 ano de diferença.

54% das mulheres grávidas são anémicas.
57% dos partos são feitos em casa sem assistência médica ou acompanhamento pré-natal.

O salário das mulheres na zona rural é 65% menor em relação ao salário dos homens e nas cidades é ainda menor, diferença de 61%.

Para cerca de cada 13.553 cirurgia feitas em homens somente 9.400 são feitas em mulheres. O único departamento que favorece mais as mulheres é a oftalmologia onde 53% dos pacientes são mulheres."

No link acima você verá o que as outras brasileiras estão vivenciando em vários países pelo mundo afora. Caso queira vivenciar mais a experiência da Sandra na Índia, é só ir ao blog dela. Boa viagem!
Parabéns a todas vocês, lindas mulheres do mundo!

5.3.07

Índio Kleverson


Hoje ao responder um comentário do Daniel sobre o meu pobre e simplório bloguecito fui remetido a um episódio em que estive envolvido a quase vinte anos atrás, por volta de 1989. O ano corria e eu andava calma e tranquilamente em minha cidade, Duque de Caxias, em direção ao cinema mais próximo, quando fui parado por um grupo de crianças de cêrca de 10 anos de idade, realizando uma pesquisa escolar. Perguntaram idade, escolaridade, bairro onde morava e nome. Aí eu me encrenquei, fiquei na maior roubada. Nessa época a Globo passava um programa humorístico famoso até hoje, chamado TV Pirata, que possuía um personagem cujo nome era.... , Índio Cleverson! Cadês que os pivetinhos acreditavam que o meu nome era e é até hoje Kleverson, com K mas igual ao do famigerado índio. Fui cercado pelos selvagens que queriam me linchar popr acharem que eu estava gozando com a cara deles, tendo em vista que o tal silvícola era famoso pacas na época. E nada de eu conseguir convencer os moleques, aí não teve outra, tive de mostrar identidade, RG, título de eleitor, todos os documentos, acabei dando autógrafo e o escambau. Mas o que tem isso a ver com o blog do Daniel? È que quando eu respondi o comentário dele, vagueei um pouco mais detidamente pelo blog dele e descobri que op Índio Cleverson que tanto me enrascou e me colocou numa situação periclitante naqueles selvagens anos oitenta, existe e bloga também! Pasmém!

Páginas